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terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto Os Sentidos da Leitura

O SENTIDO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
Momento Literário na Sala de Leitura
Elisimar Lopes[1]
Resumo

Relato das atividades educativas e culturais realizadas na Escola Estadual Clara Camarão Natal /RN, que objetivavam desenvolver e incentivar a prática da leitura literária nos alunos da educação básica, por meio de atividades lúdicas com as ações do projeto Os Sentidos da Leitura vencedor do concurso do Instituto C&A. Entende-se por leitura não somente decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social prazerosa. Tem-se como base o programa Prazer em Ler que enfatiza ser objetivo da biblioteca escolar/sala de leitura o desenvolvimento do hábito e o prazer da leitura, não só como complemento à aprendizagem formal realizada na sala de aula, mas também, trabalhando num contexto dinâmico e interativo, proporcionar o livre acesso aos livros de literatura, e à leitura prazerosa, sem avaliação futura, pelo simples prazer de descobrir o mundo dos sonhos e o imaginário.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Prazerosa.

A Formação de Leitores na Escola
Considera-se que a Sala de Leitura, por não estar inclusa nas exigências da legislação educacional, com relação a currículo, disciplinas, horas de aula, se enquadra como o ambiente ideal para o estímulo à prática da leitura prazerosa, pelo simples prazer da interação com o livro de literatura. Para tanto, deve valer-se de estratégias inovadoras e atividades lúdicas com o texto literário infantil e juvenil. Dessa maneira, a sala de leitura assume com seu papel educacional e cultural nos novos paradigmas da Sociedade da Informação.
Desse modo, preocupada com a deficiência na leitura e escrita em nossas crianças, elaboramos o projeto “Os sentidos da Leitura”, baseado na proposta do programa Prazer em Ler do instituto C&A. Assim sendo, o projeto tem como objetivo maior despertar o gosto e o prazer pela literatura, favorecendo o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da socialização, da expressão corporal e a elevação da autoestima através da leitura literária e capacitar os professores para desenvolverem esse projeto em sala de aula voltado para produção e leitura de textos visando uma aprendizagem significativa.

A Escola como Espaço Literário
Sabemos que o sucesso da educação tem seu princípio no ato de ler. O gosto pela leitura, por sua vez não se origina da imposição advinda da escola, através de seus professores, nem de seus familiares, que no caso da grande maioria dos alunos da escola, são pessoas que não obtiveram gosto pela leitura por não terem compreendido a importância da mesma para a tão sonhada emancipação social.
            A paixão pela leitura se desenvolve a partir do momento em que o sujeito internaliza que é preciso ler para conhecer a organização da sociedade, para que a partir desse conhecimento possa lutar pelos seus direitos, sabendo de seus deveres.
            A dificuldade na leitura é uma realidade que atinge a grande maioria das escolas públicas. Todavia, diante da dificuldade na aprendizagem, temos que buscar estratégias para tentar minimizar a barreira colocada ao longo da história e que dificulta o desenvolvimento das atividades educativas. Pensando assim, tomamos a iniciativa de realizar este Projeto de Leitura que será destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Escola Estadual Clara Camarão, situada no bairro de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolve a educação do 1º ao 5º do Ensino Fundamental e na modalidade da EJA, apresenta uma clientela de 1.099 (mil e noventa e nove alunos) distribuídos nos turnos diurno e noturno. A escola dispõe de 12 (doze) salas de aulas, uma sala de leitura voltada para a leitura prazerosa, um espaço de leitura voltado para a pesquisa escolar e a sala de aula como um ambiente voltado para momentos de aprendizagem significativa.
            Neste trabalho terá a participação de todos os professores regentes da sala de aula, em parceria com as mediadoras de leitura seguindo uma proposta educativa envolvendo todo alunado da escola. Serão obedecidos os objetivos na perspectiva de envolver os alunos e os professores na leitura prazerosa e na leitura mediada, fazendo com que os alunos descubram os sentidos da leitura e se apropriem do conhecimento como um todo.
            A importância do prazer em ler, imaginar história e escrever textos externando sentimentos contribui para a formação do sujeito e o exercício da cidadania. No cotidiano da escola, os alunos apresentam grande dificuldade de aprendizagem, principalmente, de leitura e de escritura. Portanto, torna-se necessário incentivar a leitura prazerosa que propicie a compreensão do conhecimento.

Os Caminhos da Leitura Literária na Escola
            Em princípio, o projeto funcionava de forma precária, com livros doados, devido à falta de acervo de qualidade para empréstimos e mediação de leitura, espaço sem ventilação e pouco iluminado para a realização das ações.
            Atualmente, com a parceria do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), do Instituto C&A e Governo do Estado e, após a premiação do concurso Escolas de Leitores, a escola atualmente apresenta condições excelentes de ambientação do espaço e aumento significativo e qualitativo do acervo literário.
            Contamos também com recurso do FNDE através do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Programa Nacional da Biblioteca na Escola possibilitando a melhoria do acervo literário e a melhoria do material de expediente.
            O projeto tem como objetivos incentivar o ato da leitura e estimular a criatividade dos alunos. As atividades do projeto serão aplicadas com a participação dos professores e responsáveis pela sala de leitura.
            Na sala de aula, a leitura realizada pelos alunos analisa a estrutura do texto, desenvolvem várias atividades sugeridas, responde a fichário sobre o livro, questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nos personagens, ilustração, adaptação de texto para encenação, o desempenho de apresentação, entre outros.
            O projeto envolverá a leitura prazerosa na sala de leitura, porém na sala de aula, ocorre discussão dos temas, criação de textos e adaptação para teatro a partir de uma obra escolhida pelos alunos. A ideia é atrair todos os alunos para uma participação ativa em um movimento literário na escola.
            O incentivo á leitura para os familiares torna-se fundamental no processo de formação de leitores, por isso, a leitura também será realizada para os familiares, para que os mesmos sejam, para quem não desenvolveu a leitura, de mediador entre a criança e o livro.
            A proposta de incentivar o trabalho com Literatura na escola faz promover uma aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, mas a questiona e a transforma, como bem dizia Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia.
            Torna-se fundamental, para o incentivo a leitura, que os professores leiam para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Como também, ao trabalhar projetos que privilegiam a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber.

O Sentido da Leitura Literária na Escola
            Sabe-se que o sucesso da educação tem seu princípio no ato de ler. O gosto pela leitura, por sua vez não se origina da imposição advinda da escola, através dos professores, nem dos familiares, que no caso da grande maioria dos alunos da nossa escola, são pessoas que não obtiveram gosto pela leitura por não terem acesso aos livros e não ter compreendido a importância da mesma para a emancipação social.
            A dificuldade na leitura é uma realidade que atinge a grande maioria das escolas públicas, inclusive a nossa. Todavia, diante dos desafios propostos na aprendizagem dos alunos, tivemos que buscar estratégias para tentar minimizar a barreira colocada ao longo da história e que dificulta o desenvolvimento das atividades educativas.
            Pensando assim, a iniciativa de realizar o Projeto de Leitura “Os Sentidos da Leitura” tem como finalidade estimular os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos ao ato de ler, seja por prazer ou para adquirir conhecimento.
A Leitura como Meio para a Constituição do Sujeito
            O despertar pelo gosto e o prazer da leitura literária, favorecendo o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da socialização e a elevação da autoestima, da autonomia e o do senso crítico através do ato de ler leitura prazerosa têm motivado nos alunos à descoberta e a valorização do conhecimento através da leitura de gêneros literários e de diversas produções textuais.
Neste contexto, percebe-se a importância da literatura para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, visto que, os alunos passam a gostar não apenas da leitura literária, mas envolve-se mais no contexto educacional e adquire o gosto pela leitura e pela escritura através do contato com diversos textos literários e reconhece, nos textos, os diferentes estilos literários contidos nos contos, lendas, cordel, fábulas, poesias entre outros.
Contudo, a estratégia de criar e recriar história com o intuito de desenvolvimento da escrita identifica o aluno como escritor de suas próprias produções, e proporciona ao leitor a descoberta de si como protagonista de um processo, antes visto longe de sua realizada e a interpretação dos textos lidos por si ou por outros, desencadeia o desenvolvimento da interação e da socialização no processo de aprendizagem.

A Leitura Literária como Atividade Cotidiana

O desenvolvimento de atividades cotidianas da sala de leitura apresenta uma proposta de incentivo e valorização do livro como protagonista do processo de formação de leitores. As atividades desenvolvidas proporcionam a socialização de leitura como forma de apresentação do livro escolhido no momento da leitura de livre escolha, a mediação de leituras como incentivo ao ato de ler através de momentos literários proporcionando a descoberta de novas leituras.
            Com o intuito de cultivar esse ato, ações são desenvolvidas nos espaço da escola e da comunidade fomentando a formação de leitores através de várias ações que desperte a leitura autônima em cada um.
Ações Desenvolvidas nos espaços da escola:
  1. Recreio Literário
Essa atividade proporciona momentos, na hora do recreio, de interação e satisfação pela leitura, como também, desenvolve a expressividade no momento da mediação de leitura para outros.
  1. Leituras Livres na sala de leitura, na sala de aula e em casa.
A leitura para a criança, ainda é uma forma de fuga da realidade vivenciada por muitos no contexto familiar. Está com o livro, muitas vezes, proporciona na criança a sensação do prazer da companhia de uma boa leitura. A leitura livre promove a liberdade de escolha e a autonomia pela leitura.
  1. Ciranda de Livros
Os empréstimos estimulam o fortalecimento dos laços afetivos com os colegas e a família, fortalecendo o vínculo da criança com o livro, a leitura e o autor. Nessa atividade a professora leva para sala de aula uma cestinha contendo os livros para as crianças lerem de forma que todos lêem os livros. As crianças têm a liberdade e autonomia de passar adiante o livro que já leu e trocar com o colega.
  1. Mediação de Leituras protagonizadas pelos alunos.
Ser incentivado e incentivar os outros através da mediação de leitura transcende no aluno o desejo de também querer ser protagonista do processo de incentivo a leitura. Nessa atividade o aluno realiza a mediação de leitura nos eventos escolares para os colegas, familiares e comunidade escolar.
  1. Mediação de Leituras pelos mediadores.
Os mediadores têm o papel fundamental de proporcionar o desejo da leitura. E através da mediação ocorrida na sala de leitura o mesmo precisa se utilizar de uma boa prosódia para despertar o desejo da criança para a leitura.
  1. Mediação de Leituras pelos professores.
A proposta de mediar à leitura não se restringe apenas a sala de leitura. Na sala de aula o professor também atua como mediar de leitura para os alunos. Ao iniciar a aula, a leitura será a primeira atividade do cotidiano da sala de aula.
  1. Produção e Reescrita partindo de histórias lida ou ouvida.
A descoberta da escrita pelos alunos, como autores, tem proporcionado cada vez mais o desejo pela leitura. As produções envolvendo os gêneros textuais têm apresentado para eles a sensibilização para a escrita e um maior despertar para as leituras, como a interação entre a leitura e o livro. As crianças passam a ser os próprios protagonistas de suas produções.
  1. Formação de Mediadores (alunos e professores)
Além do acervo de qualidade, a formação dos mediadores torna-se importante para o incentivo a leitura daqueles que ainda não adquiriam o gosto pela leitura. Daí a importância de diferenciar a mediação de leitura da contação de história, como também adquirir novas técnicas de mediação para estimular a leitura.
  1. Socialização Literária
Esse tipo de atividade ocorre de maneira espontânea no momento da socialização de leitura na sala de leitura. A criança tem autonomia para realizar a apresentação da leitura do livro escolhido por ela. Não é uma tarefa obrigatória, a criança tem liberdade para apresentar ou não o seu livro.
  1. Sarau e Recital Literário
Os Saraus e Recitais são atividades desenvolvidas para promover a leitura de forma criativa e participativa envolvendo a comunicação com o diálogo e as linguagens musicais, poética, a interação com artistas e a comunidade escolar.
  1. Mostra Cultural Literária
Esse evento, como a Mostra cultural Literária, estimula o desenvolvimento da linguagem oral através da mediação de leitura, a interação com os colegas e o público, a participação nas apresentações, a criatividade nas produções individuais e coletivas, a socialização com o grupo e a participação nas atividades apresentadas.
Ações Desenvolvidas nos espaços da comunidade:

  1. A leitura pede passagem realizada no Terminal de Ônibus
  2. Ler é o melhor remédio realizado no Posto de Saúde
  3.  Promoção literária realizada no Supermercado do Bairro.
  4. Piquenique literário realizado do Parque da Cidade
  5.  Comício Literário realizado na Praça
Estas estratégias de leitura para o público objetivam e são desenvolvidas com a intenção de divulgação do projeto da escola, como também, fomentar a leitura literária na comunidade.

O Incentivo à Leitura Literária como Ato de Ler

            As atividades do projeto estão desenvolvidas de forma sistematizadas no interior da escola e pontuais nos eventos escolares e na comunidade tendo a participação de todos os envolvidos no processo educacional, os professores, os mediadores de leitura, os alunos e toda comunidade escolar.
            O projeto tem como foco a leitura prazerosa na Sala de Leitura, porém, na Sala de Aula, ocorre a ciranda de livros, discussão sobre os gêneros literários, Encantamento de leitura (ficha de leitura), socialização de leitura, adaptação de histórias para outros gêneros textuais a partir de uma obra escolhida pelos alunos.
            A proposta é instigar todos os alunos para uma participação ativa em um movimento literário na escola e na comunidade. Pois, compartilhar as vivências realizadas num contexto onde se valoriza a leitura literária como fonte principal para emancipação do ser requer o entendimento sobre o que se faz e o que se cultiva para alcançar objetivos voltados para a formação do leitor.

Descobrindo os Sentidos da Leitura Literária na escola

Relatar o interesse dos alunos pela leitura literária pode ser um pouco vago, porém, quando constamos com registro fotográfico e registro escrito torna-se bem mais relevante. Por isso, apresentaremos, também, o resultado do IDEB e a tabela dos empréstimos de livros realizados pelos alunos no período do desenvolvimento do projeto, conforme quadros abaixo.
Os resultados alcançados têm sido bastante satisfatórios, pois foi constatado aumento no desempenho da escola, ou seja, na avaliação externa, o IDEB, apresentou aumento de 2.9 em 2007 para 3.7 em 2009 conforme dados do Ministério da Educação divulgados no Sitio Oficial.

Ideb Observado
Metas Projetadas

Escola
2005
2007
2009
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
E. EST CLARA CAMARAO
3.0
2.9
3.7
3.0
3.4
3.8
4.1
4.4
4.7
5.0
5.3












Quadro 1 – Fonte: Ministério da Educação

Comparando o acesso aos livros, conforme tabela e gráficos abaixo, os empréstimos ocorridos, em cada mês e ano, demonstram um interesse maior pela leitura literária e apresenta um constante contado do aluno com os livros.
Mês
2007
2008
2009
2010
Março
131
287
820
1 102
Abril
142
195
760
1 280
Maio
143
271
856
1 360
Junho
137
305
796
1 130
Julho
89
326
960
961
Agosto
121
287
796
1 237
Setembro
145
195
849
1.190
Outubro
127
271
961
1.150
Novembro
136
305
957
1.156
Dezembro
89
326
520
821
Quadro 2 - Fonte: Dados da escola                                             Quadro 3 – Fonte Dados da Escola

            Entender o que representa para poucos a oportunidade de se ter um espaço diferente na escola, a sala de leitura, com um acervo disponibilizado para aqueles que nunca sequer tinham pegado num livro de qualidade, é de fato um advento para poucos, visto que, não se tem, ainda, política publica que viabilizem a todos a oportunidade de ter acesso a bibliotecas que ofereçam espaços adequados a uma boa leitura, acervo de qualidade que instiguem o gosto e o prazer pela leitura.

O Resultado da leitura literária na escola

O instrumento de avaliação do projeto tem sido a observação através da participação dos alunos nos momentos de leituras, na procura por livros para empréstimos, no interesse pela leitura também em outros ambientes da escola, tais como sala de leitura, a sala de aula, o espaço de leitura e o recreio interativo.
            Mediante as ações realizadas, percebe-se um maior interesse dos alunos pela leitura literária, a participação nas rodas de leitura e o interesse pelos empréstimos.
            Outro instrumento que revela a satisfação pela leitura literária baseia-se nos depoimentos que tiveram como base questionamentos realizados com os envolvidos no processo durante o desenvolvimento do projeto, percebe-se um maior interesse dos alunos e dos familiares pela leitura, a participação nas rodas de leitura e o interesse pelos empréstimos, conforme depoimentos subseqüentes.
            Para os alunos foi questionado se eles gostavam de ler. Em depoimentos, os mesmos relatam que nunca tinham lido tanto livro antes, mas depois dos livros novos eles podem ler a vontade e ainda levar para casa.
O questionamento para os professores foi se os alunos apresentavam autonomia para a leitura. Segundo os professores, os alunos estão mais interessados e envolvidos no processo de aprendizagem, apesar de que a finalidade da leitura literária é formação leitora. Apresentam bastante interesse para realizar as leituras livres, a socialização da leitura, depois que eles apresentam o livro escolhido muitos querem levá-lo emprestado, então a ciranda de leitura tem ocorrido com freqüência entre os leitores. Os alunos estão muito interessados e ficam ansiosos que chegue o horário para ir para a sala de leitura. Segundo os professores, todos os alunos querem levar livro emprestado, mesmo aqueles que não lêem fluentes.
Em depoimentos dos mediadores, antes os alunos liam livros com pequenos textos, agora só querem livros que tenham historias longas, principalmente aqueles que lêem fluentemente.
Os familiares relatam que, depois da sala de leitura, até eles tem lido os livros na espera da saída dos alunos, os filhos têm mais interesse para lê, traz livros para casa, pois eles gostam de ler ou de ouvir as histórias lidas pelos filhos. Todos estão muito empolgados com as histórias e relatam que, quando os filhos levam os livros para casa, eles também gostam de ler para as crianças. Acrescentaram que essa sala de leitura foi muito importante para as crianças, porque eles não têm condições de comprar livros, e até mesmo eles podem lêem também, - “sempre que eu venho esperar meu filho fico lendo e ele lê para mim também”.
Os mediadores responderam que, apenas alguns alunos não se interessavam pelos livros, os demais apresentavam interesse até mesmo os que não apresentam o domínio da leitura. O contato com os livros tem sido fundamental para estimular a leitura, principalmente a literária, e a responsabilidade e o cuidado pelo livro.
            Todos esses dados são resultados de uma série de ações que desencadearam a melhoria na ambientação da Sala de Leitura, no aumento e na qualidade do acervo literário juntamente com a disponibilidade dos livros para empréstimos e a formação dos mediadores de leitura que facilitaram a gestão desse ambiente favorecendo um maior interesse, por parte dos alunos, dos professores e dos familiares, pela leitura literária.
            Portanto, a tabela mostra a formação leitora de todos os envolvidos no processo de incentivo a leitura literária na escola, tendo como base o desenvolvimento do gosto pela leitura.
Público leitor
Quantidade
Leitores
(Início do projeto)
Leitores
(Final do projeto)
1º Anos
78
25
46
2º Anos
69
30
54
3º Anos
104
53
86
4º anos
125
86
116
5º Anos
180
123
156
EJA
450
100
150
Professores
40
15
30
Funcionários
20
09
10
Familiares
950
100
150
Outros (Ex-alunos)
15
10
15
Quadro 4 - Fonte: Dados da Escola

Neste aspecto, para viabilizar esse projeto foi necessário, primordialmente, realizar ações conjuntas: trabalho em equipe; realização de parceiras com a comunidade escolar e, fundamentalmente, parcerias firmadas entre a Escola Estadual Clara Camarão e os outros parceiros como: o Instituto C&A, Instituto de Desenvolvimento da Educação e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN para sistematizar de maneira significativa o desenvolvimento do Projeto no âmbito escolar e na comunidade.

Satisfação pela leitura literária

No contexto escolar, teve-se ganho na melhoria do desempenho da escola, as relações interpessoais entre os profissionais e alunos também se tornaram mais satisfatórias, a escola passou a ser vista no bairro como a escolas do livro e da leitura, pois até os ex-alunos vem visitá-la para conhecer como ficou a sala de leitura, após ter ganhado tantos livros novos e a valorização desse espaço tão especial para todos da escola. Pois sabemos que a mesma não apresenta uma boa estrutura predial, mas temos a sala como cartão de visita para todos.
Neste aspecto, têm-se estimativas de que o incentivo a leitura literária proporcionou no alunado o desejo pelos estudos, a partir do momento que foram estimulados para esse fim, também provocou o desejo do conhecimento como um todo.
Quanto às ações algumas foram reprogramadas por não ter havido a possibilidade de execução, pois dependíamos de alguns parceiros da comunidade para realização das ações.
Vale salientar que um projeto com essa dimensão, só poderá ter consistência quando todos participam integralmente acreditando na possibilidade de mudança. Como também, o suporte técnico oferecido pelos parceiros torna-se fundamental para a realização sistemática das ações no contexto escolar.
A avaliação do projeto ocorreu de forma coletiva em todos os momentos das ações. O instrumento de avaliação foi basicamente a observação através da participação dos alunos nos momentos de leituras, na procura por livros para empréstimos, o interesse pela leitura também em sala de aula. É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de leituras das crianças poderão ser variados, por isso, é salutar que cada grupo foi avaliado de acordo com o nível de leitura em que se encontra. No entanto, esta é uma oportunidade para que as crianças se sintam instigadas a adquirir o gosto pela leitura literária e seja estimulado a descoberta do conhecimento.
            Mediante as ações realizadas percebeu-se um interesse maior dos alunos pelos livros e pela leitura, a participação nas rodas de leitura, o interesse pelos empréstimos e, segundo depoimentos dos professores, os alunos estão mais interessados e envolvidos no processo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS

ÁVILA, Alais R. Mediação. In: INSTITUTO C&A. Prazer em Ler: Registros esparsos da emoção do caminhante nas lidas com a mediação da Leitura – Volume 2. São Paulo: Instituto C&A e CENPEC, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Resultados do SAEB. 2009. Sitio Oficial. WWW. MEC.gov.br. 2010.

INSTITUTO C&A. Nos caminhos da literatura. Editora: Fundação Peirópolis. São Paulo. 2007.



[1]    Professora e Especialista em Psicanálise e Educação. É coordenadora pedagógica do projeto “Os Sentidos da Leitura” da E.E Clara Camarão. E-mail: elisimarlopes@yahoo.com.br

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